top of page

[Dica de leitura] O Arroz de Palma

O arroz de Palma - Francisco Azevedo

ree

Sinopse:

Primeiro romance a tratar da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, O ARROZ DE PALMA narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando diversas dificuldades. Nos cem anos em que acompanhamos suas vidas, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes, outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado no casamento dos patriarcas, José Custódio e Maria Romana, em 1908. Grão que serve de fio condutor desta história, como migalhas de pão jogadas no labirinto da memória.


O livro começa com Antônio, filho de José e Maria, aos 88 anos, preparando o almoço que será servido à família, finalmente reunida após muito tempo. Enquanto combina os ingredientes, vão se misturando em sua mente as histórias que Tia Palma, irmã de seu pai, lhe contava. Mitologias familiares, que gravitam em torno desse arroz e também em torno das dificuldades em se largar uma terra amada por um futuro duvidoso. No casamento dos pais, em Viana do Castelo, norte de Portugal, seguindo a tradição, o casal saiu da igreja sob uma chuva de arroz. Recolhido por Palma, esses 12 quilos de arroz foram acompanhando a família, sendo fundamentais em vários momentos.


Minha opinião

O Arroz de Palma é um daqueles livros que abraçam o leitor com ternura e poesia.


O livro narra a saga de uma família portuguesa em busca de um futuro melhor...começa com Antônio, aos 88 anos, preparando o almoço que será servido à família, finalmente reunida após muito tempo.


O autor entrelaça as vozes e os tempos, transitando com leveza entre o presente e o passado, entre memórias, segredos e reconciliações. É uma crônica familiar que convida à reflexão sobre pertencimento, laços, heranças emocionais e as raízes que nos definem. A escrita é poética, sensível e carregada de lirismo, fazendo de cada página um mergulho nas delicadezas do cotidiano.


O livro é uma verdadeira celebração da memória e do tempo. Acompanhamos, através dos olhos do Antônio, o desenrolar de gerações, percebendo como o amor e as tradições resistem ao passar dos anos. Não é apenas uma história sobre uma família, mas sobre o próprio ato de viver, amar e relembrar.


É um transbordar poético a cada página...


“Sou passado, presente, futuro — três pessoas distintas reunidas numa só.” (pág. 09)


"Família é prato difícil de preparar" (pág. 09)

Um dos melhores do ano que li até agora!


Leitura com o clube do livro @curtaleitura


Ele é o primeiro de quatro romances que contam a saga de uma família, e foi seguido por "Doce Gabito", "Os novos moradores" e, por último, "A roupa do corpo", que completa a série. Todos os livros da série exploram a temática da família, com histórias que se conectam através de personagens e eventos ao longo de diferentes gerações. 




Comentários


bottom of page