top of page

[Dica leitura] Em busca de mim

Em busca de mim - Viola Davis

ree

Sinopse A internacionalmente aclamada atriz Viola Davis narra em sua biografia, Em busca de mim, tudo o que viveu desde a infância difícil até o estrelato. Nesta biografia você vai conhecer uma garotinha chamada Viola, que fugia de seu passado até tomar a transformadora decisão de parar de fugir para sempre. Em busca de mim conta a minha história, de um apartamento caindo aos pedaços na cidade de Central Falls, em Rhode Island, para os palcos de Nova York e além. Este é o caminho que percorri em busca de propósito e força, mas também para me fazer ser ouvida em um mundo que não me percebia. Enquanto escrevia Em busca de mim, pensei no quanto nossas histórias nem sempre recebem a devida atenção. São reinventadas para serem encaixadas em um mundo louco, competitivo e crítico. Escrevi este livro para aqueles que se sentem excluídos, que estão em busca de uma forma de entender e superar um passado complicado e encontrar autoaceitação no lugar da vergonha. Escrevi para quem precisa se lembrar de que a vida só vale a pena ser vivida se a encararmos com honestidade radical e coragem de abandonar as máscaras e apenas ser... você. Em busca de mim é uma reflexão profunda, uma promessa e uma declaração de amor a mim mesma. Espero que minha história o inspire a revolucionar sua vida de forma criativa e a redescobrir quem você era antes que o mundo tentasse defini-lo.


Minha opinião

Em Busca de Mim é muito mais do que uma autobiografia: é o relato de uma verdadeira sobrevivente. Viola Davis compartilha, de forma crua e visceral, sua trajetória desde uma infância marcada pela miséria, racismo, bullying, violência doméstica e alcoolismo, até se tornar uma das atrizes mais premiadas de sua geração.


Foi a primeira autobiografia que li e não poderia ter começado melhor.

Obrigada às amigas do clube de leitura @curtaleitura pela indicação!


A narrativa é arrebatadora, profunda, triste e, ao mesmo tempo, inspiradora. A escrita de Viola é direta, fluida, sem rodeios, o que torna a leitura envolvente e impossível de largar.

O livro provoca diversas reflexões sobre temas urgentes como racismo, machismo, desigualdade social e xenofobia. Ele nos faz pensar sobre nossos próprios privilégios e sobre o quanto ainda é necessário falar de justiça social. Dá até arrepio imaginar tudo o que Viola enfrentou e a força que encontrou para mudar sua realidade, buscando o mínimo de dignidade e construindo uma carreira brilhante.


Para mim, esse livro se tornou um dos favoritos. É necessário, emocionante e empoderador. A autobiografia de Viola Davis é um convite à empatia e uma lição de resiliência e coragem. Uma leitura que fica na mente e no coração muito depois da última página.


"Meus sonhos eram maiores que o medo" (pg. 101)

Comentários


bottom of page