[Dica de leitura] Sal e Açúcar
- Cristina Oliveira
-2.jpg/v1/fill/w_320,h_320/file.jpg)
- 26 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Sal e Açúcar
de Rebecca Carvalho

Sinopse
Inimigos há gerações, os netos dos donos de duas padarias concorrentes se apaixonam em Sal e Açúcar, um romance digno de Romeu e Julieta ambientado nas ladeiras de Olinda.
Nunca confie num Molina nem em frigideira de base fina.
Para Lari Ramires isso sempre foi um lema. A padaria da sua família, Sal, vive em pé de guerra há gerações com a padaria dos Molina, Açúcar. Seja espalhando boatos, tretando em competições culinárias ou trocando ofensas aos gritos pelas ruas de Olinda, para ambas as famílias, a vingança é um prato que se come quente, seja ele doce ou salgado.
Mas quando a avó de Lari morre, a vida e o sustento da família ficam seriamente ameaçados. E para piorar a situação, uma grande rede de supermercados chegou à cidade, forçando muitos comerciantes locais a fecharem as portas.
Inexperiente na cozinha, Lari está disposta a fazer o que for preciso para salvar o seu legado, até mesmo o inimaginável: se unir a Pedro Molina. O rapaz é arrogante, convencido e... presidente de um projeto de caridade que cozinha para crianças? Ela percebe que pode não conhecê-lo tão bem quanto imaginava, e que saber mais sobre o rapaz da família rival pode não ser tão apocalíptico assim. Mas a grande questão é: uma Ramires e um Molina podem realmente confiar um no outro?
Publicado originalmente nos Estados Unidos, Sal e Açúcar é uma comédia romântica inesquecível repleta de representatividade nordestina que promete deixar aquele quentinho no coração dos leitores.
Minha opinião
Mais um livro indicado lá no clube de leitura @curtaleitura!!
É um daqueles livros que aquecem o coração e deixam um gostinho doce no final. A escrita é leve e fluida, o que torna a leitura rápida e envolvente. Apesar de ser um romance infanto-juvenil, a autora traz temas profundos como luto, amizade, família, cultura e amor, costurando tudo de forma delicada e emocionante.
Os personagens são muito bem construídos, com camadas e desenvolvimento ao longo da história. É fácil se apegar a eles e torcer para que encontrem seus caminhos. O pano de fundo, envolvendo tradições culturais e o universo da gastronomia, é um charme à parte, que dá vontade de sentir os cheiros e sabores que são descritos.
Embora seja um livro “água com açúcar”, ele vai além do romance e mostra que crescer envolve perdas, descobertas e escolhas. A história é cativante, sensível e, ao mesmo tempo, divertida. Para quem gosta de leituras leves, mas com emoção e reflexão, é uma ótima pedida.
Um romance juvenil delicioso, que mistura doçura, emoção e um toque de sal na medida certa!






Comentários